Mensagem do missionário Márcio Mendes no programa "Sorrindo pra Vida"

A Palavra meditada hoje está em Lucas 6, 37-38:
37. “Não julgueis e não sereis julgados; não condeneis e não sereis condenados; perdoai e sereis perdoados. 38. Dai e vos será dado. Uma medida boa, socada, sacudida e transbordante será colocada na dobra da vossa veste, pois a medida que usardes para os outros, servirá também para vós”.


"A felicidade está dentro do nosso coração, portanto, podemos escolher o que cultivar: perdão ou amargura", nos ensina Márcio


Duas palavras tão simples, mas como temos dificuldade de vivê-las: "não julgueis", porque tudo começa com o julgamento porque, para condenar, precisamos primeiro julgar e depois nos obstinamos a não perdoar.

A mensagem de Deus para nós hoje é uma ordem: que não julguemos, pois o julgamento não cabe a nós. Muitas vezes, julgamos a atitude maldosa ou maliciosa de alguém, mas nós vemos o exterior, somente Deus vê o interior, ou seja, o coração da pessoa. Julgar o próximo faz mal primeiro a nós mesmos.

Um dos meus filhos se machucou com a atitude do irmão, que, na tentativa de protegê-lo de um amiguinho que corria para pegá-lo, durante o intervalo das aulas, colocou o pé na frente deste e o outro [filho] acabou caindo. Primeiramente, perguntei por que ele tinha feito tal coisa para o irmão mais velho, e ele disse que não tinha a intenção de machucá-lo, mas de protegê-lo. Quem olhou de fora pode ter interpretado errôneamente a sua atitude. E assim acontece conosco, muitas vezes, na ânsia de querer ajudar alguém, acabamos o prejudicando.

Quem olha de fora de uma situação faz um julgamento errôneo, o qual acaba ferindo e condenando, por isso, a Palavra de Deus hoje para nós é muito clara: não devemos julgar. Mas o que fazer se estamos o tempo todo julgando? Devemos entender que há diferença entre julgar a atitude e a intenção de alguém: devemos julgar os fatos e avaliar as situações, mas não podemos, a partir das situações, qualificar alguém como bom ou mau, condená-lo e não lhe perdoar.

Podemos julgar uma atitude e avaliar os resultados negativos causados por ela, mas o que se passou no coração da pessoa quando ela tomou a atitude só Deus sabe, então não a julguemos. Fazemos um grande bem aos outros e a nós mesmos quando não julgamos alguém.

O julgamento que fazemos de alguém começa dentro do coração, mas nós temos o poder de escolher se queremos ter qualidade de vida ou não. A felicidade está dentro do nosso coração, portanto, podemos escolher o que cultivar: perdão ou amargura.

Jesus quis que tivéssemos clareza do caminho para ter um coração saudável e uma vida espiritual feliz, o que reflete em nossa vida como um todo, assim como em nosso corpo. Dessa forma somos capazes de transmitir esse bem-estar. O caminho é não julgar, não condenar e perdoar. Haverá situações que serão condenadas pela própria pessoa que as praticou.

Jesus nos pede que perdoemos as pessoas mesmo que elas tenham culpa. Ninguém fica melhor por culpar os outros, essa atitude não traz alívio para o nosso coração. Pelo contrário, quando pararmos de culpar os outros sentiremos um alívio, algo dentro de nós vai mudar para muito melhor. A Palavra de Deus nos assegura que, ao perdoarmos, nós seremos perdoados, este é o caminho se quisermos ser perdoados de nossas falhas.

Márcio Mendes
Missionário da Comunidade Canção Nova

Nenhum comentário:

Postar um comentário